Leiam o emocionante relado da experiência de Abayuba Rodrigues que liderou uma expedição aos Andes para prestarem homenagem aos tripulantes do avião uruguaio que caiu lá há aproximadamente 40 anos.

Fonte: Diabetes & Desportes
Postado por admin, em April 18, 2014Uma longa experiência da FDU (Federação de Diabetes do Uruguai) na expedição ao Andes

Como qualquer história de experiências e aventuras, há sempre uma história que antecede a própria ação dos fatos, e esta história aqui precisa localizar você no início de tudo.

Era outubro de 2009 , quando eu estava frente a frente a um grupo de crianças com diabetes T1 e seus pais, relatei as primeiras experiências do projeto “Bandera Al Cielo”. Tais pais que estavam atentos e preocupados com o cuidado e deficiências do sistema de saúde para com os seus filhos viam as ultra maratonas e escaladas de montanhas como histórias fascinantes e únicas. Após a reunião animei aquele grupo de pais para juntos organizar uma associação que iria reunir e coordenar as necessidades de seus filhos, todos insulinodependentes.

Assim, a idéia era criar uma fundação que, entre outros requisitos administrativos, deveria depositar US$ 10.000 como garantia de funcionamento.

Em março de 2010 aquele já organizado grupo de pais e a Fundação Pro Diabetes me acompanharam em um Triathlon Ironman. Posto de onde para cada Km percorrido, empresas contribuiriam com dinheiro para a causa (criação da Fundação). As crianças estariam com a referência de um atleta com diabetes em ação e até mesmo se organizaram para acompanhar a maratona em trechos de 2-5 km dependendo de seu estado e condição. Assim, consegiu-se US$ 2.000 que foram importantes na organização de uma corrida de 5K para o DMD (Dia Mundial do Diabetes, 14 de Novembro) do mesmo ano.  Então este movimento pelo diabetes já dura cinco anos de crescimento ininterrupto.

Em paralelo, a já consolidada Fundação Diabetes do Uruguai, conta com mais de 500 famílias, sede própria, oficinas de educação mensais, dois acampamentos anuais para crianças com diabetes e até mesmo um grupo de treinamento 3 vezes por semana para distâncias de 10 a 21 km de corrida  e, recentemente, alguns triatletas .

Por toda esta breve, mas intensa “história”, há seis meses comunciou-se que em Março um evento especial aconteceria para se alcançar o Vale das Lágrimas, onde estão os destroços do Fairchilt 571 e os restos mortais dos 29 compatriotas que lá morreram, para honrá-los e os 16 sobreviventes (tivemos contato com alguns) também. Estabeleceu-se uma lista de candidatos com os seguintes requisitos estabelecidos: ter uma hemoglobina glicosilada na faixa de 7 % ou menos (para garantir o controle metabólico e manejo do diabetes), ostentar condição física com provável, determinando a participação na San Antonio Dobre como teste de triagem, e uma carta de intenções que explique as razões para a participação e como devolveria  para a comunidade a experiência e os conhecimentos adquiridos .

Assim, o grupo ficou formado por Pablo Cajaraville (30), professor de educação física com 15 anos de diabetes; Pablo Pirotto (24), engenheiro e proprietário de academia de ginástica com 10 anos de diabetes; Sebastina Gauna (34), consultora com 8 anos de diabetes; Alejandro Duera (14), 7 anos com diabeets e eu, Abayuba Rodriguez (45),  professor de educação física com 27 anos com diabetes, acompanhados pelos cameramans profissionais Alejandro Martorele e Dyego Cortinas, além da Presidente da Fundação, Giselle Mosegui (48); os guias Leandro “Alemão” Scheule e David “Ioda” Berolovski .

A primeira logística era conseguir equipamentos, especialmente para as pessoas que nunca tiveram a mais de 300 metros de altitude. Assim iríamaos para o novo, o inesperado, mas, fundamentalmente, muito motivador.

Reunião do Grupo em Montevidéu (alguns são do interior), ônibus para Colônia (2,5 horas) e viagem de barco até Buenos Aires (1,5 horas). Em seguida, de ônibus para San Rafael – Mendoza 1200kms (13 horas), depois outro para Malargue (2 horas), que por atraso da empresa se perdeu e teve que dar o próximo. E no meio da estrada nos esperarva um microônibus de 12 passageiros que nos aprofundaria no caminho ao Sosneado (2 horas).

Ao pé da Sosneado, a montanha de 5000 metros mais austral da cordilheira, cruzamos o Athuel superior, com 1,5 km de comprimento; mais 1 h de caminhada e ficamos junto ao delta do Rio das Lágrimas, vertente do glaciar do mesmo nome e em cujo caminho se encontra a fuselagem do avião a 3700 metros acima do nível do mar.

Noite por ali e pela manhã tentando recuperar o tempo perdido, através de uma colina em zigue-zague e falésias que margeiam o Rio das Lágrimas que atravessam várias montanhas, incluindo as montanhas mais íngremes inteiramente em pedra que parecia gesso, até chegar ao Rio Rosado (onde deveria ter sido o primeiro acampamento, apesar da distância percorrida naquele dia de 7km); almoço ao lado do Rio Rosado e movimentação de 4 horas a mais para o acampamento na beira do Barroso (3ª travessia de rio). A técnica é a de trocar calçados, apoiar os bastões e ir devagar, mas com segurança. Tiraram-se as mochilas, pois se cair na água, com o peso dela e a , força da água, poderia levar a uma situação de perigo.

Após este longo dia se chega ao acampamento Barroso, onde Daniel (responsável pelo lugar) está esperando por nós com água quente e uma tenda de jantar bem preparada, com o mesmo serviço que o da empresa Las Lenas S.A., que opera no outro lado da cordilheira com um centro de Ski de primeiro nível. Ali fizemos o acampamento base até nosso regresso.

Tudo é preparado em um quadro de expectativa e histórias de expedição especialmente recente e contada pelos sobreviventes (que ele mesmo nos disse) e histórias de livros e anotações feitas depois de 40 anos dos eventos terem acontecido.

Deve estar tudo pronto para a partida que será no dia seguinte às 4 da manhã, com as 3 primeiras horas no escuro. Sob as estrelas e a iluminação real dos faróis fez com que o nosso grupo ficasse como uma linha fechada de 10 luzes que serpenteiam ao longo de um caminho nas sombras de picos andinos deslumbrantes.

Percorridos quase 3 horas para a primeira luz começar a aparecer e podermos ver a grandeza do Andes. O grupo compacto funciona como uma máquina perfeita, onde aproximadamente a cada hora se realizavam glicemia, hidratação, ajustar mochilas e equipamentos para a caminhada.

Conheca Viva Zero

Com o sol brilhando a primeira coisa que se vê é o mesmo Vale das Lágrimas e à direita a colina superior onde o avião se chocou. A estrada segue serpenteando, o que faz com que ela aparecesse e desaparecesse o tempo todo dando a impressão que estávamos perto, mas ao longo das horas é visto como não tão perto assim.

Às 09:00 chegamos ao pé do Rio das Lágrimas,l com sua cor transparente e o fluxo não parece ameaçador. Lá deixamos o almoço para poder seguir mais leves e do outro lado do rio os equipamentos que utilizamos apenas para atravessa-lo. É ali, a 3100 metros, que o declive é acentuado e contínuo, ascendendo algumas morenas (resíduos que o glaciar deixa quando retrocede). Mais uma parada e nossa última fonte de água até regressarmos. Isso para um dia quente (ao sol) quando o vento está de frente. A travessia continua entre se abrigar e despir-se, literalmente.

Em um ritmo constante, talvez motivado pela visão que vem e vai, em um dos últimos colina parece que o Vale está perdido e nunca mais o vê até que o guia adverte -nos de pé em cima de uma colina, que do outro lado se verá todo o vale e também oo monólito que marca o Santuário e convida a todos para tentar “encontrar” seu próprio ritmo para o mesmo.

Honestamente não há muitas opções para onde ir, passando esta última colina se ver um reflexo que nos cega, que é o resto de uma asa do avião. É um espelho gigante que tudo o que vemos e começa a enxurrada de fotos. Ela está a pelo menos um quilômetro. O grupo desacelera e em silêncio quase cerimonial segue.

O lugar tem uma energia especial que não é nem positivo nem negativo. Se fica em silêncio assistindo como se algo fosse saltar diante de você, é o choro inconsolável e quem as lágrimas vêm sem uma razão específica para muitos e talvez para todos.

Os guias já acostumados com o local guardam absoluto silêncio enquanto o grupo em duplas e trios se abraçam, lembrando as fotos dos nossos compatriotas no momento do resgate .

O lugar tem uma cruz de ferro sobre as placas de bronze com os nomes das pessoas que estão lá no descanso eterno. Existem outras placas e mensagens dos mais diversos grupos e países. Muitas de membros da família que já estiveram ali várias vezes. A seguir estão outras cruzes menores, com bandeiras e símbolos de homenagens, mensagens e dedicatórias, destacando o espírito de sobrevivência e superação.

Ao lado os restos da aeronave, sendo alguns inalterados pelo tempo. Peças, tanques,  filtro de ar da turbina, porta de emergência e seções da fuselagem. É a pequena montanha de detritos que não reflete a redução do todo, quando o sonho do Ícaro moderno se resume apenas alguma sucata retorcida que é difícil acreditar que é parte de uma aeronave completa. Em linha com este está o monólito Homenagem que tem uma lenda alegórica de um lado, com os nomes e as idades dos 29 mortos e em outro  os nomes dos 16 sobreviventes.

Sem dúvida, a montanha, com a mudança climática em 40 anos, retrocedeu dando mais espaço ao nascimento do Rio das Lágrimas, descendo pelo menos 25 metros de como era há 40 anos.

A cerca de 800 metros à frente e onde o glaciar e as montanhas são o mesmo elemento, não pude deixar de ir. A 30 metros de um caminho rochoso, está o trem de pouso, imponente, um braço de metal de 2,5 m de comprimento, com material de fundição de quase 5 cm de largura quebrado pelo impacto que parecia ter ocorido no dia anterior. As duas rodas parecem estar pronto para ser infladas e toda a peça não deve pesar menos de meia tonelada. O grande degelo faz muitas peças de fuselagem escondido décadas a geleira ficarem à vista, Não posso resistir a tentação e desço ao glaciar. Este está transparente e deixa lacunas onde se a profundidade e o som de água corrente. É um perigo que, se quebras cai na mesma geleira. Até onde os olhos podem ver vê-se ferro enferrujado, pedaços de fuselagem e brilhantes peças de roupa. Eu não posso parar de me mover e eu escuto o apito e gritos dos guias para me retirar do lugar. É muito estranho, porque o perigo é pior, mas a adrenalina me empurra para ver, olhar e querer ficar junto em uma cúpula transparente e escuro de gelo oco. Ali devia ser mais ou menos onde havia dito Daniel (nosso anfitrião no campo base) foram encontradas roupas, ossos e restos humanos. Vejo algo entre as rochas, que parece um radio ou ulna. Voltei e na pequena subida tento analisar o acidente onde o avião bateu e deslizou para baixo da geleira , onde as asas e a cauda foi destacado no impacto

O regresso ao local do Santuário é mais cadenciado e animado. Todo grupo agora está já sem tirar fotos e deixamos a placa de homenagem da FDU. As únicas palavras que vêm a mim são mais do que para o grupo, mas para todos aqueles que são afetados pela doença do pâncreas, exclamando algo como “amigos, aqui descansam 29 companheiros que o destino não lhes deu uma nova chance, aos 16 que sobreviveram para ir para casa, a vida lhes deu uma segunda chance; para nós nada vai mudar quando voltarmos, a diabetes vai continuar sendo nossa companheira e apenas para nós a oportunidade de continuar vivendo a vida como queremos, fazendo o tratamento e sabendo que apenas nós somos responsáveis ​​por um futuro sem complicações !”.

O retorno não foi menor, mas o entusiasmo era. A expectativa era outra e às 3 da tarde chegamos ao Rio das Lágrimas, que estava com muito fluxo, agora verde, fluindo e desafiador porque o sol derrete a geleira e esta aumenta o volume de água; uma vez do outro lado tivemos o almoço e quase 4 horas a mais para o acampamento base.

Noite de reflexão e emoção, histórias próprias e comuns. Na manhã seguinte às 06:00 desarmar o acampamento e na escuridão começar a viagem de regresso. Ir a margem do Barroso no escuro e a estrada parece interminável até o delta do Rio das Lágrimas e Athuel superiores.

Depois dele o veículo nos espera, podendo se ver o brilho do pára-brisa. Foi quase uma hora de caminhada entre a água e a lama. A reflexão que assombra a nós é como os sobreviventes como nós desistiram em vez de cruzar os Andes. Fazê-lo em 2 dias estariam a salvos pois este lugar é habitado até então e foi um posto militar .

Mas o fim é sempre o que teria acontecido? Um metro acima e a aeronave passaria, mais 1 metro abaixo todos morreriam. É sempre mais fácil dizer o que é feito com todas as possibilidades conhecidas. Mas, como toda a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã, talvez um dia difícil, talvez um dos melhores dias em um tempo ou talvez seja apenas mais um dia; mas fazer sentido para aquele dia comum torna-se única e incomparável.

Até que a próxima vez!

O site Diabete.Com.Br avisa: As informações contidas neste site não se destinam ou implica a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todo o conteúdo, incluindo texto, gráficos, imagens e informações, contidos ou disponíveis através deste site são apenas para fins informativos gerais. As opiniões expressas aqui são as opiniões de escritores, colaboradores e comentaristas, e não são necessariamente aqueles de Diabete. Com.Br. Nunca desconsidere o conselho médico profissional ou demorem a procurar tratamento médico por causa de algo que tenha lido ou acessado através deste site.