Como manter a glicose sob controle

Sempre que eu escrevo sobre determinado alimento, me preocupo em mostrar que ele pode estabilizar os níveis da glicose e do colesterol no sangue. Estes são os responsáveis por quase todas em todas as faixas etárias. Não precisa estar muito acima do peso para ter o colesterol e a glicose elevada.

Na dieta moderna a carne vermelha, as frituras, a gordura trans, a gordura hidrogenada e o açúcar predominam, levando ao sobrepeso, aumentando a glicose no sangue e a resistência à insulina. O organismo não usa a insulina eficientemente para levar a glicose para as células. Sem o seu principal combustível, as células passam a funcionar mal e envelhecem mais rápido. Quem quiser sair deste ciclo vicioso, tem que atuar em várias frentes.

como manter a glicose sob controleA primeira é fazer uma atividade física regular, para aumentar a sensibilidade à insulina nos músculos esqueléticos, favorecendo a utilização da glicose. De quebra ainda queima algumas calorias! Atualmente muitos estudos associam o diabetes com a doença de Alzheimer e é importante saber que o exercício regular melhora também a memória.

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Não adianta fazer exercício e não se preocupar com a dieta. Adeus gordura trans, biscoitinhos, sorvetes, chocolate, mesmo os diets, bolo, molhos e doces em geral. Vamos começar a comer alimentos que contenham gordura monosaturada e polinsaturada. Uma sugestão: coma carne vermelha somente uma vez na semana, muito peixe,azeite de oliva em todas as saladas, nozes, amêndoas, abacate, castanha, também nas saladas. Estes alimentos simples são úteis para acelerar a captação da glicose e a ação da insulina.

As folhas, grãos e cereais integrais são grandes aliados  para impedir que a glicose seja absorvida no intestino. Frutas podem durante o dia, jamais à noite, o mesmo vale para todos os sucos, inclusive os diet. Na refeição somente água sem gás! Cerveja então nem pensar, é uma explosão de “açúcar na veia”!

Quem estiver mesmo empenhado em fazer baixar a glicose e a insulina no sangue, tem que fazer estes sacrifícios. Depois, para manter os níveis saudáveis, é outro problema. Eu garanto que vários sintomas associados à alteração dos níveis da glicose irão desaparecer, o sono, a disposição, o humor e a memória irão melhorar e as mudanças na dieta serão incorporadas sem sacrifício.

 Fonte: Blog de Jane Corona – Nutróloga