Sopas – Elas nos aquecem e nos hidratam, mas nem sempre são leves e pouco calóricas

O friozinho chega e com ele nossa vontade de comer aquela sopinha…

Prato de sopaSucesso no inverno, as sopas são líquidos pass4sure 70-298 aromatizados que podem ser servidos como entrada, prato principal ou ainda fazer parte de um serviço de coquetel apresentados em pequenas xícaras, tigelas ou cumbuca. Elas aquecem o organismo e ajudam a manter a hidratação.

Mas aqui vai um alerta: muitas pessoas imaginam que ao consumirem sopas estão pass4sure C2040-918 ingerindo uma refeição mais “leve”, porém dependo de sua composição, a sopa não pode ser considerada “light”.

É necessário ter cautela na escolha dos ingredientes da receita, já que alguns componentes podem ser muito calóricos e ricos em gordura saturada e colesterol.

Uma boa alternativa, por exemplo, é substituir parcialmente o creme de

leite ou outro tipo de gordura por um fio de azeite de oliva no final da preparação. O azeite é rico em ácidos graxos poli-insaturados que são benéficos ao sistema cardiovascular.

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Além disso, é importante estar atento ao consumo de acompanhamentos como: pães, torradas, croutons e queijo parmesão ralado, pois o excesso destes alimentos tornará a refeição muito calórica. O queijo tipo parmesão, por exemplo, é rico em sódio e gordura.

Uma boa dica é aproveitar esta estação do ano para servir as sopas como entrada, pois as temperaturas mornas e quentes estimulam a saciedade, após serem identificadas pelo estômago e transmitirem sinais ao cérebro.

É importante verificar que tipos de nutrientes essas preparações fornecem ao nosso organismo. Por exemplo, em sopas que contenham apenas verduras, legumes e pedaços de carne, é interessante acrescentar uma fonte de carboidrato (exemplo: torradas, croutons ou pães), pois este é o nutriente que fornece energia ao nosso corpo.

Para um melhor aproveitamento dos nutrientes fornecidos nas sopas ou caldos, estas preparações devem fornecer os alimentos em pedaços, pois dessa maneira preserva-se as fibras, vitaminas e sais minerais e também os alimentos nesta consistência estimulam a mastigação que provoca saciedade, auxiliando no controle da quantidade dos alimentos ingeridos.

As sopas feitas com verduras, legumes, carboidratos que sejam integrais e proteínas vegetais (exemplos: feijão, grão de bico, ervilha, lentilha ou soja) são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras que provocam saciedade e auxiliam no controle da glicemia e do colesterol.

Use e abuse das ervas, alimentos frescos e temperos naturais como: alho, cebola, pois agregam mais sabor as preparações e são saudáveis.

Por outro lado, principalmente os hipertensos, devem evitar o consumo de sopas industrializadas, pois estes podem acarretar elevação da pressão sanguínea, devido ao excesso de sódio.

Autor: Monica Valeria Palenque Unzueta, nutricionista
Fonte: ADJ Diabetes Brasil